Rancho das Cantarinhas de Buarcos






Fotos: Cármen Freitas

O Rancho das Cantarinhas de Buarcos foi fundado em 1907 e tem origem na ancestral festa das "Maias". Este é um dos grupos portugueses mais internacional e um dos que há mais tempo divulga Portugal no mundo.

6 comentários:

Anónimo disse...

eu adoro o rancho das cantarinhas

Anónimo disse...

Eu adoro o rancho das cantarinhas e tenho a sorte de ser amigos deles porque sabem divertirem-se e sabem divertir os outros mesmo que eles estão tristes. Dão sempre um sorriso. eu também danço no rancho

Anónimo disse...

eu disse no comentário que danço no rancho mas não é das cantarinhas eu adorava dançar no rancho das cantarinhas mas não consigo com os potes há cabeça. porque só tenho 16 anos. e já e exprementei.Mas não consIGO

Belinha Fernandes disse...

Olá! Eu gostaria de obter autorização da autora destas fotos para as publicar no meu blogue. Será que pode ser? Como faço para a contactar? Feliz Natal para vós!( Eu moro na rua que tem o nome do Rancho e algumas pessoas ficam surpreendidas quando eu explico que as mulheres dançam com os cântaros à cabeça! Gostava de mostrar!)

Anónimo disse...

Boa noite,

Estou a fazer um trabalho de pesquisa sobre ranchos e não consigo encontrar uma data importante, a da fundação do rancho das cantarinhas...vi este post e diz aqui que foi em 1907 mas a referencia que eu tenho é que é o grupo caras direitas q surge nesse ano e o rancho surge mais tarde. Tem alguma bibliografia sobre este assunto?se tiver e se me pudesse facultar os nomes eu ficava muito agradecida.
Joana Alvim

fotographya disse...

Da Monografia de Buarcos de Fausto Caniceiro (2004), transcrevo:

"Nos dias 12 e 13 de Junho de 1938 realizou-se um arraial de Santo António, estreando-se um grupo de jazz privativo do Grupo e o "Rancho das Cantarinhas" (…). Da parte musical do rancho foi incumbido Alberto Machado e a coreográfica ficou a cargo de Joaquim Romão.
Em 1-XII-1982 foi inaugurado o Pavilhão Gimnodesportivo a cuja cerimónia presidiu o Ministro das Obras Públicas de então, Eng. Viana Baptista.
(…) Em Dezembro de 2003 um incêndio destruiu o palco (entretanto recuperado)."