Ponte Edgar Cardoso


Foto: Nelson Afonso
A Ponte sobre o rio Mondego inaugurada a 12 de Março de 1982 foi inteiramente projectada pelo Prof. Edgar Cardoso. Esta ponte beneficiou de uma reabilitação profunda durante dois anos, a qual foi dada por concluída a 28 de Julho de 2005, ocasião em que a estrutura recebeu o nome de Ponte Edgar Cardoso. A empreitada foi adjudicada à empresa Sociedade de Construções Soares da Costa, S.A. pelo valor de € 14 000 000,00 (c/IVA). Projectada na década de 80, esta nova ligação entre as margens na foz do Rio Mondego, veio substituir a velha ponte de Gustavo Eiffel, estrutura em ferro, inaugurada em 1907. O conjunto das intervenções permitiu considerar o aumento do período de vida desta infra-estrutura, pelo menos, mais 30 anos. Iniciaram-se em Junho de 2003 e de todos os trabalhos realizados salientam-se os efectuados em prol do reforço da segurança, bem como os de introdução de mecanismos de controlo e monitorização de toda a estrutura, nomeadamente: Controlo Sísmico dos Viadutos Protecção Geral da Estrutura de Betão Sistema de Monitorização Esta ponte de tirantes tem um desenvolvimento total de 405 m, dividida em 3 tramos, em que os tramos extremos têm 90 m e o tramo central 225 m. O tabuleiro misto de aço e de betão, é suportado por duas torres auto-estáveis, dois pilares de transição e seis pares de tirantes em cada torre com continuidade sobre estas. O Prof. Edgar Cardoso, verdadeiramente genial como engenheiro, tinha um temperamento difícil que lhe grangeou inimizades, sobretudo entre colegas cujas opiniões nem sempre aceitava bem. Naturalmente ciente da sua indiscutível categoria, não gostava de ser batido. Talvez por isso orgulhava-se de não participar em concursos, preferindo os trabalhos "por convite". Com frequência se envolvia em polémicas em que a defesa veemente do seu ponto de vista ultrapassava os limites do razoável. Conta-se que numa reunião de obra durante a construção da Ponte da Figueira da Foz, algum jovem engenheiro terá sugerido uma alteração a uma indicação do "Professor". Logo se irritou: "Ó meu amigo! Em Portugal só há uma pessoa de quem aceito sugestões: o Prof. Joaquim Sarmento da Faculdade de Engenharia do Porto." Esta obra rapidamente se transformou num verdadeiro ex-libris da cidade e da paisagem bela e amena que a envolve. Foi esse valor simbólico e cultural – legado histórico que perdurará durante muitas gerações – que possibilitou à ponte da Figueira da Foz agora ser chamada “Ponte Edgar Cardoso”. Uma justa deliberação. A ponte da Figueira da Foz foi a primeira grande ponte de tirantes portuguesa.

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